'Estamos contratando': o bom e velho cartaz tem sido estratégia eficaz no anúncio de vagas de emprego em comércio e serviços
27/07/2025
(Foto: Reprodução) Com falta de mão de obra, comércio de Piracicaba anuncia vagas de emprego em cartazes
Os cartazes de emprego espalhados pelas lojas, mercados e shoppings de Piracicaba estão sendo uma estratégia eficaz para encontrar vagas. Com mais de 3.600 vagas abertas até maio deste ano, comércio e serviços são setores que mais contrataram.
Yasmin de Souza conseguiu um emprego de vendedora após ver um cartaz na vitrine de uma loja.
"Foi por essa plaquinha que fica aqui fora que eu vi, me interessei e vim falar com a gerente. A gente conversou, fez uma entrevista e agora eu tô aqui", conta a jovem.
Leia mais:
De aprendiz a zelador: veja mais de 1,3 mil vagas na região de Piracicaba
Evento de cultura afro de Piracicaba oferece 200 vagas de emprego
Balconista, costureiro, analista de marketing, açougueiro e repositor: veja mais de 1,4 mil vagas na região de Piracicaba
Rotatividade nos shoppings
Nos shoppings, a rotatividade é alta e as oportunidades também.
De acordo com Bruno Amaral, superintendente de um shopping da cidade, o espaço gera cerca de 3 mil vagas, entre lojas, quiosques e a própria operação. De acordo com ele, mais de 700 mil pessoas circulam por lá todo mês.
"Cada uma dessas 700 mil pessoas tem um círculo de contatos muito grande. O shopping por ser conhecido como espaço de muitas oportunidades, muita gente vem pra cá já com esse intuito", explica Amaral.
Faixa nos mercados
Já nos mercados, a estratégia adotada tem sido colocar a boa e velha faixa na fachada. Segundo Alexandre Blois, gerente de supermercado, esse tem sido "o principal item de captação de talentos".
O resultado tem sido tão positivo que a faixa ficará estendida por tempo indeterminado mesmo sem abertura de novas vagas. Afinal, como Blois diz: "por causa da rotatividade, a gente mantém para ter um banco de pessoas para captar com mais agilidade".
Foi assim que Lisandra conseguiu o emprego no qual trabalha há 6 meses. Ela estava fazendo compras no mercado, quando observou a faixa e se interessou pela vaga.
"Eu vim primeiro como cliente, gostei do ambiente e do atendimento. Vi a faixa na entrada, eu estava precisando de emprego e trouxe currículo aqui", conta a operadora de caixa.
Falta de qualificação
O último levantamento do Cadastro Geral do mercado de trabalho (Caged) revela que em Piracicaba foram abertas 3.634 vagas até maio deste ano, um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 3.409 vagas.
No entanto, segundo Guilherme Mello, diretor da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acip), apesar da demanda, falta qualificação.
A associação tem como missão educar e capacitar funcionários.
"Nós identificamos as dores dos associados e trazemos soluções, capacitando os seus funcionários e colaboradores", explica o diretor.
Com falta de mão de obra, cartazes são eficazes na divulgação de empregos em Piracicaba
EPTV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas